26 novembro 2009
Maracás realiza Feira do Câncer
A Coelba fala sobre o apagão
Para evitar novos apagões nesta quinta-feira, 26, como os registrados na noite de terça, 24, e na manhã de quarta, 25, atingindo 81 municípios do Sul e sudoeste, a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) anunciou uma manobra de um minuto em Vitória da Conquista, a 509 km de Salvador.A Coelba disse, em nota, que o apagão teve como causa “uma ocorrência na subestação do Funil, pertencente à Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf). Ainda segundo a empresa, “logo após foram iniciadas manobras no sistema elétrico” para a normalização.As subestações de Conquista são atendidas por uma linha que sai de Funil, em Itagibá, sul do Estado. O engenheiro da Coelba, Miguel Lobo, explica o processo de manobra.“Em caso de emergência, como a que houve em Funil, nosso sistema passa a ser alimentado pelas cargas transferidas da subestação de Poções para alimentar as subestações de Brumado e de Conquista”.Na prática o sistema, que consiste em desligar a carga numa determinada parte do município para desafogar a carga e alimentar outra cidade, tornou-se necessário porque até o final da tarde dessa quarta-feira, 25, a Chesf não havia devolvido a carga, utilizada para tentar normalizar o fornecimento de energia elétrica em definitivo.A gestora da Unidade regional da Coelba, Neide Cavalcante, explicou que a carga de energia foi requerida pela Chesf para regularizar a subestação do funil, no sul do Estado e apontada como causa do primeiro apagão, às 22h26 de terça-feira.A queda no fornecimento durou cerca de 10 minutos, deixando às escuras ruas, praças e avenidas e 420 mil unidades consumidoras das duas regiões. Na manhã do dia seguinte, por volta das 11 horas, a interrupção se repetiu, mas desta vez a causa foi relacionada a uma manobra emergencial.“Foi coisa rápida, de pouco mais de dois minutos, sem prejuízo para o consumidor”, garantiu Neide. “Até o momento não recebemos qualquer reclamação a respeito”, reforçou a gestora.Os municípios atingidos foram:
Poções, Planalto, Mirante, Boa Nova, Caetanos, Bom Jesus da Serra, Dário Meira, Vitória da Conquista, Anagé, Caraíbas, Barra do Choça, Ipiaú, Gandu, Wenceslau Guimarães, Teolândia, Nova Ibiá, Itamari, Apuarema e Piraí do Norte.Jitaúna, Aiquara, Itagi, Itagibá, Jequié, Jaguaquara, Itiruçu, Lajedo do tabocal, Maracás, Planaltino, Irajuba, Cravolândia, Santa Inês, Brejões, Nova Itarana e Manoel Vitorino. Firmino Alves, Itororó, Santa Cruz da Vitória, Itaju do Colônia, Ibicuí, Iguaí, Nova Canaã, Itapetinga, Itambé e Maiquinique.Macarani, Itarantim, Potiraguá, Ribeirão do Largo, Encruzilhada, Cândido Sales, Ubatã, Barra do Rocha, Ibirapitanga, Gongoji, Itapitanga, Camacã, Arataca, Jussari, Pau Brasil, Santa Luzia, Betânia, Mascote, Canavieiras, Uma e Belmonte.Itabuna, Ilhéus, Aurelino Leal, Ubaitaba, Itacaré, Uruçuca, Coaraci, Itajuípe, Almadina, Ibicaraí, Floreta Azul, Itapé, Buerarema, Lomanto Júnior e São José da Vitória.
Juscelino Souza Sucursal Vitória da Conquista.
Juscelino Souza Sucursal Vitória da Conquista.
Fonte: http://www.atarde.com.br/cidades/noticia
25 novembro 2009
Olha o apagão aí gente!
Poucas semanas depois de um grande apagão de nível nacional e internacional atingir aproximadamente 18 estados brasileiros e outros países da América do Sul, nesta terça-feira dia 24 de novembro foi a vez de algumas cidades da Bahia ficar as escuras, ou à luz de velas. Cidades como Jequié, Jaguaquara, Maracás e várias outras da região ficaram sem energia, o apagão que começou por volta das 22 horas findou-se lá pras 22:40. A cidade de Maracás passou por momentos de tenção, as ruas ficaram iluminadas por aparelhos de celular e veículos. Porém o que mais chamou atenção foi o trabalho das segurança pública onde todas as viaturas foram para as ruas com suspeitas de assuntos em residências e casas comerciais, se numa cidade pequena surgiram tantos transtornos imagine no apagão que envolveu cidades como o Rio de Janeiro e São Paulo? Na verdade é melhor nem imaginar. Durante esta quarta-feira a procução do Maracás Verde buscou informações a respeito da apagão mas nada encontrou, já que não sabemos o que aconteceu é melhor preparar as velinhas porque a qualquer momento vai que a danada da luz resolve se apagar de novo e com algumas velas em casa você não será pego de surpresa.

24 novembro 2009
Curso do cultivo de palma em Maracás
Acidentes e imprudência nas estradas de Maracás
21 novembro 2009
Dia da Cosciência Negra na Câmara
Audiência Pública do PME de Maracás
Foi realizada uma Audiência Pública no Auditório Municípal sexta-feira dia 20 de novembro com o intuito de formalizar o PME (Plano Municípal de Educação) do Município, este que tem validade de 10 anos e busca a melhoria da educação nos anos vindouros. Muita coisa foi discutida e analizada por pessoas da comunidade professores e veredores que estavam presentes (vereadores presentes: Lauro de Jesus, Flávio Guimarães e outros). A Audiência se estendeu durante todo o dia, e após as conclusões foi encerrada, o próximo passo agora será dar entrada do Plano na Câmara Municípal onde a Comissão de Educação irá avaliar e fazer as alterções se necessário, o Plano deverá ser votado até 31 de dezembro apezar do curto prazo os vereadores se comprometeram em anilizar e votar dentro do prazo, inclusive os membros da Comissão competente que são os vereadores Zitinho do Maracujá presidente, Flávio Guimarães relator e Lauro de Jesus secretário. Com a criação deste Plano a tendência é que muita coisa melhore na educação nos próximos anos.
19 novembro 2009
Festejos de Nossa Senhora das Graças
12 novembro 2009
SEAGRI Intinerante em Jaguaquara - Ba
11 novembro 2009
5ª etapa do Campeonato Baiano de Motocross é realizada em Maracás
Campeonato Municípal de Maracás 1ª e 2ª divisão resultado final

Já no domingo seguinte dia 08-11 foi a fez da equipe da Água Verde também se consagrar campeã. A Água Verde conquistou conseguiu o o título inédito após vencer a equipe do São Raimundo por 2 x 1. Lembramos que estas duas equipes estarão disputando o Campeonato 2010 na primeira divisão.
07 novembro 2009
CAPS criança

O pula pula dos políticos

(Estes são alguns do partidos existentes no Brasil).

Nova data Enem 2009
Foi anunciada na tarde desta terça-feira (6), as novas datas do Enem que será realizado nos dias 05 e 06 de dezembro. Depois do escandalo dos furtos das provas e investigação da Polícia Federal, foram indiciados 5 (cinco) suspeitos de participarem do crime. O esquema foi desvendado graças as cameras de segurança de uma gráfica responsável pela impressão das provas. Outra informação que temos é de que alunos que tenham interesse em mudar a cidade em que vão fazer as provas assim podem fazer até o dia 14 de outubro, é válido lembrar que as provas serão aplicadas em mais de 1800 cidades de todo o país e, entre elas está a cidade de Maracás - Ba. Quanto a segurança para a realização das novas provas fala-se em uma força tarefa, o esquema será semelhante ao das eleições quanto a distribuíção das urnas eletronicas, e fazem parte desse novo esquema: a Polícia Federal, Empreza dos Correios, Força Nacional de Segurança Pública, Exército e Ministério da Defesa. Com tanta segurança assim parace quem nenhum problema irá acontecer desta vez.
É Primavera em Maracás
É Primavera, ou estação das flores como é conhecida. Em Maracás a estação chega com muito sol e calor, porém isso não é motivo para que as árvores e plantas das mais diversas espécies mostrem suas e belezas e maravilhas naturais. A exemplo disso temos esta linda imagem da Praça Rui Barbosa com o chão coberto de pétalas de flores que sinalizam a chegada da nova estação.
Assinar:
Postagens (Atom)