Bem Vindos

Página de notícias

O BLOG do Partido Verde de Maracás com Lauro de Jesus Vereador

26 novembro 2009

Maracás realiza Feira do Câncer





A Secretaria Municipal de Saúde juntamente com a Prefeitura Municipal realizou a Feira do Câncer nesta quinta 26 de novembro. O local escolhido foi o Ginásio de Esportes que apesar da distância de outros Bairros como Maracaizinho, Lagoa Cumprida e Irmã Dulce. A Feira recebeu um grande número de pessoas que foram prestigiar o evento e também fazer alguns exames dos diversos tipos de câncer, como o câncer bucal, de mama, de colo de útero e outros tipos de cânceres. As pessoas poderiam visitar e aproveitar para fazer algum exame gratuito, a feira aconteceu durante todo o dia e muitas pessoas marcaram presença entre elas o vereador Lauro de Jesus uma das poucas autoridades políticas a comparecer no evento.

A Coelba fala sobre o apagão

Para evitar novos apagões nesta quinta-feira, 26, como os registrados na noite de terça, 24, e na manhã de quarta, 25, atingindo 81 municípios do Sul e sudoeste, a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) anunciou uma manobra de um minuto em Vitória da Conquista, a 509 km de Salvador.A Coelba disse, em nota, que o apagão teve como causa “uma ocorrência na subestação do Funil, pertencente à Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf). Ainda segundo a empresa, “logo após foram iniciadas manobras no sistema elétrico” para a normalização.As subestações de Conquista são atendidas por uma linha que sai de Funil, em Itagibá, sul do Estado. O engenheiro da Coelba, Miguel Lobo, explica o processo de manobra.“Em caso de emergência, como a que houve em Funil, nosso sistema passa a ser alimentado pelas cargas transferidas da subestação de Poções para alimentar as subestações de Brumado e de Conquista”.Na prática o sistema, que consiste em desligar a carga numa determinada parte do município para desafogar a carga e alimentar outra cidade, tornou-se necessário porque até o final da tarde dessa quarta-feira, 25, a Chesf não havia devolvido a carga, utilizada para tentar normalizar o fornecimento de energia elétrica em definitivo.A gestora da Unidade regional da Coelba, Neide Cavalcante, explicou que a carga de energia foi requerida pela Chesf para regularizar a subestação do funil, no sul do Estado e apontada como causa do primeiro apagão, às 22h26 de terça-feira.A queda no fornecimento durou cerca de 10 minutos, deixando às escuras ruas, praças e avenidas e 420 mil unidades consumidoras das duas regiões. Na manhã do dia seguinte, por volta das 11 horas, a interrupção se repetiu, mas desta vez a causa foi relacionada a uma manobra emergencial.“Foi coisa rápida, de pouco mais de dois minutos, sem prejuízo para o consumidor”, garantiu Neide. “Até o momento não recebemos qualquer reclamação a respeito”, reforçou a gestora.Os municípios atingidos foram:
Poções, Planalto, Mirante, Boa Nova, Caetanos, Bom Jesus da Serra, Dário Meira, Vitória da Conquista, Anagé, Caraíbas, Barra do Choça, Ipiaú, Gandu, Wenceslau Guimarães, Teolândia, Nova Ibiá, Itamari, Apuarema e Piraí do Norte.Jitaúna, Aiquara, Itagi, Itagibá, Jequié, Jaguaquara, Itiruçu, Lajedo do tabocal, Maracás, Planaltino, Irajuba, Cravolândia, Santa Inês, Brejões, Nova Itarana e Manoel Vitorino. Firmino Alves, Itororó, Santa Cruz da Vitória, Itaju do Colônia, Ibicuí, Iguaí, Nova Canaã, Itapetinga, Itambé e Maiquinique.Macarani, Itarantim, Potiraguá, Ribeirão do Largo, Encruzilhada, Cândido Sales, Ubatã, Barra do Rocha, Ibirapitanga, Gongoji, Itapitanga, Camacã, Arataca, Jussari, Pau Brasil, Santa Luzia, Betânia, Mascote, Canavieiras, Uma e Belmonte.Itabuna, Ilhéus, Aurelino Leal, Ubaitaba, Itacaré, Uruçuca, Coaraci, Itajuípe, Almadina, Ibicaraí, Floreta Azul, Itapé, Buerarema, Lomanto Júnior e São José da Vitória.
Juscelino Souza Sucursal Vitória da Conquista.
Fonte: http://www.atarde.com.br/cidades/noticia

25 novembro 2009

Olha o apagão aí gente!

Poucas semanas depois de um grande apagão de nível nacional e internacional atingir aproximadamente 18 estados brasileiros e outros países da América do Sul, nesta terça-feira dia 24 de novembro foi a vez de algumas cidades da Bahia ficar as escuras, ou à luz de velas. Cidades como Jequié, Jaguaquara, Maracás e várias outras da região ficaram sem energia, o apagão que começou por volta das 22 horas findou-se lá pras 22:40. A cidade de Maracás passou por momentos de tenção, as ruas ficaram iluminadas por aparelhos de celular e veículos. Porém o que mais chamou atenção foi o trabalho das segurança pública onde todas as viaturas foram para as ruas com suspeitas de assuntos em residências e casas comerciais, se numa cidade pequena surgiram tantos transtornos imagine no apagão que envolveu cidades como o Rio de Janeiro e São Paulo? Na verdade é melhor nem imaginar. Durante esta quarta-feira a procução do Maracás Verde buscou informações a respeito da apagão mas nada encontrou, já que não sabemos o que aconteceu é melhor preparar as velinhas porque a qualquer momento vai que a danada da luz resolve se apagar de novo e com algumas velas em casa você não será pego de surpresa.

24 novembro 2009

Curso do cultivo de palma em Maracás

Depois de participarem do curso de como plantar a palma forrageira na cidade de Lafaiete Coutinho alguns meses atrás, os vereadores de PT conseguiram junto ao executivo trazer o mesmo para Maracás, aqui o curso aconteceu em duas etapas: palestra e teoria no sábado à tarde no Auditório Municípal e aula de campo no domingo pela manhã. Mais uma vez o curso foi muito proveitoso, ministrado pelo Dr. Paulo Suassuna setanejo nordestino destes que chamamos de cabra arretado. O homem realmente é uma fera quando o assunto é o plantio de palmas das mais diversas espécies. Pena que poucas pessoas foram participar do curso, mas quem compareceu se animou bastante com tudo que viu e quem não foi não tem noção do que perdeu. Após o término do curso em conversas em off, já via-se a possibilidade de um novo evento em 2010 para inserir a palma no cardápio da merenda escolar do município com o intuíto de foratalecer a agricultura familiar e fazer um melhor proveito da palma e seus derivados, esse evento contaria ainda com a participação de uma nutricionista. Mas por enquanto isso é um segredo nosso não há nada confirmado até o momento. (fotos na faz. de Dr. Lúcio)

Acidentes e imprudência nas estradas de Maracás

Na semana passada dois graves acidentes aconteceram nas BA's que cortam a cidade de Maracás. O primeiro foi na BA que dá acesso à Lagedo do Tabocal envolvendo uma carreta bi-trem, essa que transportava refrigerantes tombou nas proximidades da represa de água Contendas. O outro foi na Ba de sentido contrário envolvendo uma cegonha que vinha de Pé de Serra. Faltando menos de três quilômetros para chegar na cidade o motorista ousou de uma manobra completamente equivocada onde tentou fazer uma ultra-passagem em local proibido, o mesmo foi infeliz e colidiu com outra carreta que trafegava em sua frente. Bastou apenas um toque para que a cegonha se incendiasse provocando um grande trastorno, todos os veículos que eram trasportados queimaram e foram totalmente destruídos como podemos observar na foto. Em ambos os acidentes graças à Deus os imprudentes motoristas não sofreram consequências maiores e passam bem, mais isso não esconde que ambos os acidentes caso não foram causados por falha mecânica trata-se de motoristas irresponsáveis que não tiveram prudência ao volante nem respeitaram a sinalização.

21 novembro 2009

Dia da Cosciência Negra na Câmara

Uma noite de festa na Câmara Municípal ao realiziar Sessão Especial em homenagem ao dia da Consciência Negra. Essa foi uma iniciativa do vereador Zitinho do Maracujá que fez o requerimento e o mesmo foi aprovado por unanimidade e este teve como resultado uma Sessão emocionante na sexta-feira 20 de novembro. Os palestrantes a Irmã Ana (freira) e Maurício (professor) deram um show falando da história do povo negro no Brasil e no mundo, em seguida foi a vez do Prefeito e o Vice se pronunciarem e em seguida os vereadores. O público presente gostou muito do que viram e até se emocionaram com homenagens feitas há alguns negros presente e com as recordações de outros que já se foram. É isso aí Maracás os vereadores estão realmente fazendo a diferença, pena que nem todos querem ver e a maioria ainda insiste em continuar fazendo as criticas e a dizer que pilítico é tudo igual, mas os vereadores dessa legislatura estão aí para provar o contrário, basta cada um querer ver.

Audiência Pública do PME de Maracás

Foi realizada uma Audiência Pública no Auditório Municípal sexta-feira dia 20 de novembro com o intuito de formalizar o PME (Plano Municípal de Educação) do Município, este que tem validade de 10 anos e busca a melhoria da educação nos anos vindouros. Muita coisa foi discutida e analizada por pessoas da comunidade professores e veredores que estavam presentes (vereadores presentes: Lauro de Jesus, Flávio Guimarães e outros). A Audiência se estendeu durante todo o dia, e após as conclusões foi encerrada, o próximo passo agora será dar entrada do Plano na Câmara Municípal onde a Comissão de Educação irá avaliar e fazer as alterções se necessário, o Plano deverá ser votado até 31 de dezembro apezar do curto prazo os vereadores se comprometeram em anilizar e votar dentro do prazo, inclusive os membros da Comissão competente que são os vereadores Zitinho do Maracujá presidente, Flávio Guimarães relator e Lauro de Jesus secretário. Com a criação deste Plano a tendência é que muita coisa melhore na educação nos próximos anos.

19 novembro 2009

Festejos de Nossa Senhora das Graças

Começou quarta-feira 18 de novembro a comemoração e a novena em homenagem a Nossa Senhora das Graças mãe de Jesus e padroeira de Maracás. O início da novena foi muito bonito neste ano, e começou com uma alvorada e carreata pelas ruas da cidade despertando as pessoas e levando a palavra do Senhor e também a imagem da Santa passando pelas ruas. Ao término da carreata os veículos, motoristas e todo público presente foram benzidos e em seguida foi feita uma oração pedindo bençãos para a cidade e todos. O impressionante nisso tudo é fé do povo que se deslocaram para a Igreja Matriz as 4:30 da manhã debaixo de neblina e muito frio, isso nos faz lembrar aquela passagem que diz "a fé remove montanhas". O novenário que teve início na quarta-feira termina na sexta dia 27 deste mês, até muitas missas e comemorações serão realizadas. (foto: chegada da carreata).

12 novembro 2009

SEAGRI Intinerante em Jaguaquara - Ba

A Caravana da Seagri (Secretaria da Agricultura) realizou várias feiras intinerantes neste mês de novembro e nesta quinta-feira a Caravana esteve presente na cidade de Jaguaquara com o Secretário Roberto Muniz e comitiva. Esta é uma iniciativa dos governos Federal e Estadual com o intuito de garantir ao pequeno procutor que ele tenha crédito para comprar do facão ao trator, como também animais, equipamentos de irrigação, beneficiamento, trasporte, armazenagem, efetuar correção de solos, construção de barragens, entre outros. Tudo isso com até 3 anos de carência e 10 anos para pagar com juros zero. Esse movimento faz parte do programa Mais Alimentos Bahia, para ter acesso aos benefícios, o agricultor familiar deve possuir a DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf), emitido durante a passagem da Secretaria da Agricultura Intinerante, nos escritórios da EBDA ou nos sindicatos. Estavam presentes no eventos vereadores e prefeitos do Vale do Jequiriçá, entre eles estava o nosso vereador Lauro de Jesus da cidade de Maracás (foto acima).

11 novembro 2009

5ª etapa do Campeonato Baiano de Motocross é realizada em Maracás

Quem ver a foto a cima pode até pensar que se trata de uma dessas montagens feitas no computador, mas não! Isso é apenas uma amostra do que aconteceu em Maracás no domingo dia 8 de novembro quando foi realizado na AABB a 5ª etampa do Campeonato Baiano de Motocross. O evento contou com a presença de pilotos de várias cidades da Bahia e até de outros estados, o público da cidade e da região parecia não acreditar no que estavam vendo, era adrelina demais num evento inédito na cidade. As pessoas que estiveram presentes também puderam prestigiar e apoiar os vários pilotos da cidade que participaram da disputa e se destacaram como foi o caso dos pilotos Henrique que disputou com o piloto Bida ambos maracaenses. Bida liderou a corrida inteira porém perdeu o 1º lugar na última volta para o jovem Herinque. Quanto ao experiente piloto Adão também de Maracás não teve tanta sorte, mas fez uma corrida eletrizante. Adão saiu na frente e caiu na primeira volta perdendo o primeiro lugar, se isso não bastasse ele caiu outra vez se distanciando muito dos primeiros colocados, daí então Adão comemeçou a fazer uma corrida de recuperação onde parecia ter esquecido os limites e perigos oferecidos pela pista, tal ousadia deixou o piloto em 2º lugar no podium. Tanta adrenalina assim só sentiu quem esteve presente no evento, pra quem não foi e se arrependeu de não ter ido podemos adiantar que certamente em 2010 o evento estará de volta à Maracás com mais emoção e adrenalina, até lá então. (foto ao lado podium Adão em 2º lugar) Click aqui e veja mais fotos.

Campeonato Municípal de Maracás 1ª e 2ª divisão resultado final

No mês de novembro aconteceu a final do Campeonato Municípal de Futebol da cidade de Maracás. O Campeonato teve dois domingos de festa, o primeiro foi dia 01-10 onde a equipe do Corisan se consagrou campeã da primeira divisão, após empatar com a equipe do Time Modelo o resultado deste jogo foi 1 x 1. Como o Corisan trouxe resultados favoraveis desde a primeira fase essa equipe tornou-se campeã.


Já no domingo seguinte dia 08-11 foi a fez da equipe da Água Verde também se consagrar campeã. A Água Verde conquistou conseguiu o o título inédito após vencer a equipe do São Raimundo por 2 x 1. Lembramos que estas duas equipes estarão disputando o Campeonato 2010 na primeira divisão.

07 novembro 2009

CAPS criança

Quinta-feira dia 15 de outubro a equiepe do CAPS (Centro de Atenção Psico-Social) foi as ruas com mais um projeto criado por eles, funcionários e "pacientes". Deste vez o objetivo era levar briquedos as crianças carentes do Bairro Irmã Dulce e graças a Deus como podemos ver na foto a cima o objetivo foi alcançado, e o CAPS cumpriu sua missão. A distribuição de brinquedos aconteceu através de uma campanha de doações feitas em parceria com os comércios, comunidade e órgãos públicos como Câmara e prefeitura. O importante mesmo é que deu tudo certo e foram muitos os sorrisos que brilharam nas faces das crianças, principalmente aquelas mais carentes que nada tinham ganhado no dia 12 o dia das crianças. Segundo a equipe do CAPS no próximo o ano o projeto estará de volta com mais força. Parabéns a esses profissionais e pacientes pelos belissimos trabalhos que tem feito em nossa cidade, "só quem é louco não reconhece".

O pula pula dos políticos

O ato dos políticos trocarem de partido é comum sempre que fica faltando um ano para as eleições do ano seguinte. Neste ano de 2009 não foi diferente tendo em vista as eleições do próximo ano, com isso vários deputados e senadores aproveitaram para ir em busca do partido perfeito, quer dizer em busca do partido que eles acham ser mais vantajoso. A principal personagem deste ano foi a ministra Marina Silva que era do PT e agora é PV, partido pelo qual ela pretende ser candida à Presidência da República. Ao todo foram 4 senadores que trocaram de partido neste ano. Já na Câmara a proporção foi maior e os deputados não temeram a lei de fidelidade partidária e partiram em busca de partidos ou condições melhores. O prazo para mundança de partido terminou no último sábado dia 3 de outubro e situação na Câmara dos Deputados ficous assim: O PMDB tinha 95 deputados ficou com 89, o PDT de 25 caiu para 23, o Democratas deve uma redução de 57 para 55, o PT do presidente Lula também sofreu redução ficando com 77 dos 79 que tinha. Se os deputados mudaram de partido para algum lugar eles foram, a exemplo disso temos o PSDB que ganhou um deputado, passando de 57 para 58, nessa história toda quem mais ganhou foi o PSC que tinha 12 deputados e agora tem 17. Parabéns ao PSC pelo crescimento de última hora, mais aí você se pergunta qual teria sido o motivo? Será porque este é o Partido Social Cristão? E os futuros candidatos esperam uma ajuda divina para vencer as eleições de 2010? Quem sabe heim?
(Estes são alguns do partidos existentes no Brasil).

Nova data Enem 2009

Foi anunciada na tarde desta terça-feira (6), as novas datas do Enem que será realizado nos dias 05 e 06 de dezembro. Depois do escandalo dos furtos das provas e investigação da Polícia Federal, foram indiciados 5 (cinco) suspeitos de participarem do crime. O esquema foi desvendado graças as cameras de segurança de uma gráfica responsável pela impressão das provas. Outra informação que temos é de que alunos que tenham interesse em mudar a cidade em que vão fazer as provas assim podem fazer até o dia 14 de outubro, é válido lembrar que as provas serão aplicadas em mais de 1800 cidades de todo o país e, entre elas está a cidade de Maracás - Ba. Quanto a segurança para a realização das novas provas fala-se em uma força tarefa, o esquema será semelhante ao das eleições quanto a distribuíção das urnas eletronicas, e fazem parte desse novo esquema: a Polícia Federal, Empreza dos Correios, Força Nacional de Segurança Pública, Exército e Ministério da Defesa. Com tanta segurança assim parace quem nenhum problema irá acontecer desta vez.

É Primavera em Maracás

É Primavera, ou estação das flores como é conhecida. Em Maracás a estação chega com muito sol e calor, porém isso não é motivo para que as árvores e plantas das mais diversas espécies mostrem suas e belezas e maravilhas naturais. A exemplo disso temos esta linda imagem da Praça Rui Barbosa com o chão coberto de pétalas de flores que sinalizam a chegada da nova estação.
 
©2009/2010 Copyright Direitos Reservados Por Maracás Verde