Bem Vindos

Página de notícias

O BLOG do Partido Verde de Maracás com Lauro de Jesus Vereador

30 abril 2010

São João da Copa é na Terra do Frio Maracás 2010

(Click na foto para melhor visualizar)
Depois de expectativa para saber quais as atrações do São João de Maracás nosso blog traz com exclusividade o cartaz do São João com as bandas que estarão na cidade. A grande atração como podemos ver é o forrozeiro Alcimar Monteiro, até o momento não temos a programação das bandas, tudo que sabemos é que o forró começará na quarta-feira dia 23 de junho e vai até o domingo dia 27. Somando 5 dias de muita festa na Terra do Frio. Qualquer novidade do São João estaremos trazendo com exclusividade para você aqui em nosso blog e também no programa Me Leva e Amigos que vai ao ar todas as tardes das 16 às 18 horas pela Tribu's FM 87,9.
Mais informações e cobertura completa você confere em: www.laurodejesus.blogspot.com

24 abril 2010

Brasília pode virar "Casa dos Artistas"

A eleição ainda é em outubro mas a mídia já registrou intenção de candidaturas de figuras carimbadas. Serão candidatos Romário (PSB), ex-jogador de futebol, Edmundo (PP), ex-jogador de futebol, Dedé Santana (PSC), humorista de “Os Trapalhões”, Netinho (PCdoB), cantor e apresentador, Sérgio Mallandro (PTB), humorista e apresentador, Márcio Braga (PMDB), cartola do Flamengo, e Vanderlei Luxemburgo (PT de Tocantins), o ex-técnico da seleção brasileira.
(Você Nunca Ouviu Nada Igual)

20 abril 2010

História de Maracás contada 155 anos depois










A primeira penetração no território do município de Maracás se deu em 1659, quando bravos bandeirantes portugueses, subindo o rio Paraguaçu e tomando o rumo da Serra geral, deram combate aos indígenas e assentaram residência na região, povoando-a.
Precisamente no local que se ergue, atualmente, a sede municipal encontrava-se o aldeamento principal da tribo dos maracás, índios guerreiros, valentes, pertinazes na luta e seguros no golpe. Assim eram considerados devido a um instrumento de guerra que usavam e do qual nunca se separavam e que consistia em um cilindro oco, de madeira leve e fina, cheio de pedras miúdas e tapado nas duas extremidades.
Em 1653, sentindo o governo da Bahia a necessidade de abertura de estradas para Camamu, Maraú, Rio de Contas, Jacuípe, Jiquiriça e Jacobina, passou a atender aos pedidos dos bandeirantes no sentido de penetrarem mais para o centro em busca das férteis terras do Orobó. O desbravamento da região, entretanto, vinha se desenrolando lenta e penosamente em virtude das duras lutas mantidas com os indígenas, vitoriosos na maior parte das vezes. Resolveu, então, o governador da Bahia solicitar o auxílio e a ajuda direta dos paulistas, tendo remetido proposta sobre o assunto às Câmaras de São Vicente e São Paulo.
Em 1671, foi reiniciada uma ação decisiva contra os selvagens, cabendo aos sertanistas Baião Parente, Brás Rodrigues Arcão, sargento-mor Pedro Gomes e Gaspar Rodrigues. Adorno, este o mais afamado bandeirante baiano, chefiava a luta contra os índios maracás. Derrotados os silvícolas, passaram os bravos bandeirantes a ter direito sobre as terras conquistadas e sobre os índios aprisionados.
Entra também em ação, em 1673, frei Antônio da Piedade, na catequese dos íncolas, fazendo-os abandonarem os seus primitivos hábitos e abraçarem com interesse os trabalhos agrícolas.
Da penetração dos bandeirantes e da fama de ser o local um ótimo pouso, com pastagens verdejantes e terras de primeira qualidade para a agricultura, resultou o povoamento da sede que se irradiou, mais tarde, por todo o município, até além das margens dos grandes rios Paraguaçu, de Contas e Jiquiriça.
Posteriormente, quando mais acentuado era o progresso da localidade, foi marcado um local exato para a fixação das novas residências, tendo a Sra. Maria da Paixão doado uma légua quadrada de sua fazenda denominada Água Fria para a edificação de uma capela sob a invocação de Nossa Senhora das graças, surgindo, definitivamente, neste ponto, a atual cidade de Maracás.
A capela foi elevada à categoria de freguesia pela Lei provincial nº 169; datada de 25 de maio de 1842. A partir desta data já apresentava condições excepcionais de capacidade para a vida política e para a autonomia administrativa.
Em virtude da Lei provincial nº 518, de 19 de abril de 1855, foi criado o município de Maracás com território desmembrado do de Santa Isabel do Paraguaçu, posteriormente Mucugê, ocorrendo sua instalação a 05 de janeiro de 1856.
A resolução provincial nº 2078, de 13 de agosto de 1880, criou no município o distrito de Jequié, com sede no arraial do mesmo nome, que, pela Lei estadual nº 180, de 10 de julho de 1887, foi desmembrado e elevado à categoria de vila e município.
Em 1898, pela Lei estadual nº 271, de 25 de agosto, foi criado o distrito de Machado Portela com sede no arraial do mesmo nome, o qual pela Lei estadual nº 307, de 28 de junho de 1899, foi desmembrado e elevado à categoria de vila e município. Foi o município de Machado Portela extinto pela Lei estadual nº 442, de 28 de agosto de 1901, voltando a condição de distrito de Maracás. O Decreto estadual nº 86, de 18 de setembro de 1901, diz também respeito à extinção do referido município.
A 30 de julho de 1910, por força da Lei estadual que tomou o nº 810, a sede municipal recebeu foros de cidade.
O município de Maracás, na divisão administrativa do Brasil, concernente ao ano de 1911, é formado pelos distritos de Maracás e Machado Portela e na relativa a 1933 aparece acrescido de mais um distrito, o de Serra da Boa Vista.
Segundo as divisões territoriais datadas de 31 de dezembro de 1936 e 31 de dezembro de 1937 e o quadro anexo ao Decreto-Lei estadual nº 10724, de 30 de março de 1938; Maracás se divide em cinco distritos: Maracás, Machado Portela, Tamburi, Três Morros e Barra da Boa Vista (ex-Serra da Boa Vista).
No quadro em vigor no qüinqüênio 1939-1943, estabelecido pelo Decreto estadual nº 11089, de 30 de novembro de 1938, o município figura com a seguinte constituição distrital: Maracás, Juraci (ex-Machado Portela), Tamburi, Três Morros e Vista Alegre (ex-Serra da Boa Vista).
De acordo com o quadro fixado pelo Decreto-Lei estadual nº 141, de 31 de dezembro de 1943, para vigorar no qüinqüênio 1944-1948, e retificado pelo Decreto estadual nº 12978, de 01 de junho de 1994, Maracás permanece composto de 5 distritos: o da sede e os de Ibitiguira (ex-Vista Alegre), Juraci, Tamburi e Três Morros.
Presentemente, o município está formado apenas pelo distrito sede de mesmo nome: Maracás.
Fonte: Prefeitura Municipal de Maracás
Autor do Histórico: GERSON FERNANDES DE ARAÚJO

12 abril 2010

Sábado de inaugurações em Maracás






Sábado dia 10 de abril foi um dia de festa em Maracás, onde pela manhã teve a inauguração do Ponto Cidadão que funciona como um mini SAC e será de grande utilidade para os moradores de Maracás e das cidades vizinhas tirar seus documentos com mais facilidade. Durante a inauguração estiveram presentes várias autoridades políticas municipal, regional e estadual. Vários alunos de projetos sociais fizeram apresentações culturais, dentre elas a tão sonhada Filarmônica que agora é uma realidade conquista pelo Ponto de Cultura Acordes do Jiquiriçá.
A tarde foi a vez da zona rural receber o prefeito e sua comitiva para inaugurar obras. Os povoados da Lagoa da Cruz e Tabua receberam os políticos que foram inaugurar a energia elétrica do Programa Federal Luz Para Todos.

09 abril 2010

Estudantes vão pagar meia entrada nos eventos em Maracás

O Professor e Vereador Flávio Guimarães (PCdoB) deu entrada ao Projeto de Lei Nº 332/2010 que dispõe sobre a venda de ingressos nos Clubes, Teatros, Espetáculos Musicais em espaços fechados, circenses e eventos esportivos a Estudantes da Educação Básica e Ensino Superior. O Projeto de Lei está em tramitação na Câmara Municípal e já foi aprovada a primeira votação nesta sexta-feira 9 de abril e, trata-se de um Projeto de grande importância para os jovens e estudantes da cidade, que de acordo ao Projeto de Lei vão pagar apenas metade do valor cobrado nas entradas. Quem não deve gostar muito da idéia serão os produtores de eventos, mas uma forte fiscalização será feita para que após aprovada a Lei seja cumprida. Todos os vereadores estão de acordo com o Projeto de Lei inclusive o Vereador Lauro de Jesus (PV), que falou da importância do projeto para os estudantes da cidade, pois não é justo que um estudante que não tenha um emprego pague o mesmo valor que um empresário e outras pessoas de melhor condição financeira.

08 abril 2010

Estado de calamidade pública no RJ

Lamentável, essa é a única palavra que podemos usar para expressar a infeliz situação em passa o estado do Rio de Janeiro que nos últimos dias tem vivido um pesadelo causado pelas fortes chuvas no estado. Se não pastasse cidades inteiras debaixo d'água, vem a destruíção, as pessoas desabrigadas e o mais lamentável que é o número de mortos que aumenta a cada momento e já chegam a quase 200 mortos. O Governo Federal anuncio que vai liberar 200 milhões de reais para o estado do Rio, valor este que de principio é insignificante diante de tantos danos.
Leia o depoimento de alguns moradores do Rio para o G1:
'Meu pai queria morrer na casa dele, mas arrebentei a porta e tirei ele de lá';
'Minha filha, cheia de sonhos, está embaixo desse lixo’, diz pai'.

Como podemos ver nas fotos abaixo em momentos como este todos são iguais ricos e pobres todos ficam expo
stos as mesma dificuldes e riscos.
 
©2009/2010 Copyright Direitos Reservados Por Maracás Verde